Início >> Ufba Em Pauta >> Comunidade filosófica mundial se reúne em Salvador

Comunidade filosófica mundial se reúne em Salvador

.

Salvador tornou-se a capital mundial da Filosofia. E tudo porque a comunidade filosófica nacional e internacional estará reunida, no período de 24 a 28 de novembro, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no Instituto Federal da Bahia (IFBA) para participar do “Encontro com a FISP” (Federação Internacional das Sociedades de Filosofia), entidade responsável pela organização dos congressos mundiais de filosofia, que ocorrem anualmente. O último foi em Roma e o próximo será em Tóquio.

“Fazer metafísica é carregar pedra”, disse o coordenador geral do evento e professor de Filosofia, João Carlos Salles, na abertura do Encontro no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. E a imagem tinha uma razão: o árduo trabalho para trazer o evento, pois a América do Sul jamais teve algo parecido. “Todos juntos possibilitaram esse passo. É um passo pequeno ainda, mas que coloca o Brasil em uma rota que merecemos trilhar, afinal o país mantém 54 programas de pós-graduação”, destaca Salles, ex-reitor da instituição baiana.
   
O reitor Paulo Miguez disse que estava encantado com o evento, suas atrações e o apoio da comunidade filosófica para seu sucesso. “A presença de cada um e cada uma de vocês é extremamente importante”, diz, lembrando que a Bahia se orgulha em receber seus visitantes. E sendo em um evento de filosofia, essa responsabilidade aumenta, pois “é quando se espera exatamente um pensamento refinado, uma reflexão crítica, que nos ajude a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Um mundo atravessado por tantas tensões, um mundo em que uma vez mais estamos diante de ameaças e o rompimento da paz”, lamenta. 

A mesa do evento teve a seguinte formação: reitor da UFBA, Paulo César Miguez; reitora do IFBA, Luzia Matos Mota; presidente da FISP, Heysson Kim; Carlos Caorsi, presidente da Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF); Francisca Galileia Pereira da Silva, representante da Associação Nacional em Pós-Graduação de Filosofia (ANPOF); Fátima Regina Rodrigues Évora, membro assessor do Comitê de Filosofia do CNPQ: e o coordenador geral do evento, João Carlos Salles, professor de filosofia e ex-reitor da UFBA.